segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Itu, o porto seguro do Timão

É a 100 km de São Paulo, com uma estrada mesclada por terra e pedra em um bairro simples e afastado, que está o segredo do sucesso do Corinthians nos dois últimos anos. Pela sétima vez desde janeiro de 2008, o Timão volta a Itu para recarregar as energias e, como nas oportunidades, dar mais uma arrancada rumo às vitórias.

No spa em que fica concentrado, o elenco corintiano se desliga do mundo. O local é como uma fortaleza: muro altos cercado por árvores e quase nenhum barulho. Ninguém pode sair. Internet, videogame, baralho e outros jogos são os únicos divertimentos do grupo. Celulares funcionam com dificuldade.

Mas o resultado compensa o sacrifício.

Nas outras seis vezes que a equipe esteve em Itu, o Corinthians colheu bons frutos e nunca perdeu nas partidas seguintes. Somente em 2009, o Alvinegro viajou ao interior em três oportunidades (as outras foram em 2008): na pré-temporada, antes da fase final do Paulistão e para treinar para a decisão da Copa do Brasil. Dois torneios, dois títulos.



- É um lugar adequado para trabalhar bem. Tem dois campos de treinamento, sala de musculação muito boa, alimentação muito boa e alojamentos adequados. O futebol é isso: trabalho, alimentação e descanso. Aí, você consegue tirar o máximo do jogador. Encontramos todas as condições em Itu. Futuramente, poderemos encontrar no nosso CT - disse o técnico Mano Menezes, referindo-se às obras feitas no Parque Ecológico do Tietê.



Desta vez, a missão será outra. De terça a sábado, Mano tentará fazer ajustes na equipe para encarar o Coritiba, dia 16, no Couto Pereira. Os recém-contratados Matías Defederico e Marcelo Mattos serão utilizados nos coletivos, enquanto Alessandro, William, Ronaldo e Edu estão em fase final de recuperação física.

Mano busca também afiar a equipe para a reta final do Campeonato Brasileiro. Com cinco jogos de invencibilidade (três vitórias e dois empates), o Corinthians subiu para 36 pontos e voltou a sonhar com o título nacional para fechar a temporada com a “tríplice coroa”. Um ano mais do que perfeito.

Com a “magia” de Itu, ninguém duvida do que pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário